Recentemente, a novela “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo, reacendeu um debate que inflama muita gente. A trama propôs que a personagem Laura (Bella Piero), abusada sexualmente pelo padrasto na infância, poderia ser tratada pela advogada e coach Adriana (Julia Dalavia) com sessões de hipnose.

O fato provocou intensa repercussão nas redes sociais. Basicamente, vimos manifestações de indignação da comunidade de Psicólogos, já que o tratamento de traumas faz parte do seu escopo de trabalho e não do trabalho de um Coach.

Em carta divulgada na última segunda-feira, o Conselho Federal de Psicologia afirmou que o folhetim presta um “desserviço à população brasileira”.

A profissão de Coach está ganhando terreno, dia a dia, no mercado de trabalho e é natural que outras áreas profissionais se sintam invadidas. Entretanto, os profissionais sérios e com formação adequada sabem muito bem os limites da sua área de atuação e recorrem, sem dúvida, aos Psicólogos e aos Psiquiatras quando o problema do cliente – Coachee – foge da sua alçada.

Segundo Marcus Marques, filho do fundador do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, a reação das redes sociais na novela como “exagerada”.  “A advogada Adriana ainda não sabe que a garota tem um trauma, ela apenas se propôs a ajudar Laura com uma conversa”, disse Marques ao site VEJA.  “O IBC espera que ela encaminhe a menina para uma terapia, mais adiante na novela, quando perceber que a questão é séria”.

Quanto à emissora, a defesa apresentada explica que a novela é uma obra de ficção e, portanto, não teria nenhum compromisso com a realidade.

Mas o que é Coaching afinal?

Coaching é uma técnica de desenvolvimento humano que tem como objetivo o alcance de metas, seja de cunho profissional ou pessoal. No processo de Coaching são utilizadas técnicas e princípios de diversos campos do conhecimento e práticas profissionais como a Neurociência, Administração de Empresas, Alta Performance nos Esportes, Psicologia, Filosofia, Antropologia, Gestão de Recursos Humanos e vários outros.

O Coaching é realizado através de um processo de autorreflexão e autoconhecimento, que leva o indivíduo a descobrir suas habilidades e competências, bem como seus pontos de melhorias, crenças limitantes, entre muitos outros aspectos.

O trabalho do Coach consiste em aplicar técnicas e ferramentas em forma de perguntas assertivas, com foco no objetivo específico do cliente, que pode ser: mudança de carreira, uma promoção, finanças, lidar melhor com as emoções, emagrecimento e até mesmo questões materiais como a aquisição de um carro, uma casa ou uma viagem.

Diferenças entre Coaching e Psicologia

Apesar de algumas semelhanças, existem diferenças fundamentais entre essas duas áreas profissionais. Confira algumas:

  1. O trabalho do Coach é um treinamento, enquanto o do Psicólogo é um tratamento;
  2. O treinamento de Coaching tem objetivo claro, metas, prazos, começo, meio e fim, enquanto o tratamento psicológico pode durar a vida inteira;
  3. O Coach tem clientes, enquanto o Psicólogo tem pacientes;
  4. O Coach trabalha com o período de tempo compreendido entre o presente e um ponto no futuro onde se quer chegar, enquanto o Psicólogo geralmente trabalha com fatos do passado para solucionar problemas do presente;
  5. O Coaching oferece treinamentos diferentes com ferramentas pontuais para promover o desenvolvimento pessoal em nichos específicos, como por exemplo: liderança, performance comunicativa, criatividade, capacidade de negociação, mudança de carreira, redirecionamento profissional, etc. Já o Psicólogo visa o bem-estar do paciente como um todo.

Conclusão

O debate provocado pela novela teve um saldo positivo, já que provocou discussão, reflexão, questionamentos e pronunciamentos das partes envolvidas. O fato de o nome do IBC estar fortemente associado a esta polêmica é fator preponderante para que a profissão ganhe notoriedade positiva, já que se trata da mais importante e respeitada instituição de formação de Coachs do Brasil.