Dezembro, o último mês do ano vem carregado de significados, mas se você não fez tudo o que gostaria, ainda dá tempo de ressignificar. Que tal mudar a mentalidade?

Acontece para muitos. Dezembro chega trazendo conceitos enraizados e uma série de questionamentos. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance? Fechamos etapas? Estamos prontos para virar o ano? Independente das respostas, saiba, você não precisa se cobrar tanto porque o fim de um ciclo está chegando.

É possível, sim, traçar uma nova rota, se seus objetivos estão bem claros. E, caso não estejam, aí sim é hora de repensar o que te faz feliz e o que te movimenta e te inspira. Antes de tudo, antes de se cobrar demais por coisas que você não realizou, pare e pondere.

Vivemos um ano atípico. Nem nos nossos sonhos mais loucos poderíamos imaginar que viveríamos uma pandemia. Que nos afastaríamos dos amigos, da família, que teríamos que mudar de carreira, que os estudos não seriam mais presenciais, que teríamos que confinar nossos filhos, que o isolamento seria mais do que necessário: seria uma questão de sobrevivência.

Mas tudo isso aconteceu e só nos resta aprender a lidar com essa nova realidade. Como você está aprendendo com isso? Responda com sinceridade porque essa é uma época importante para saber o que realmente te assusta e quais são as suas ambições.

Sim, dezembro chegou trazendo a euforia do Natal, da organização e do planejamento. Se o mês te torna apreensivo, vamos tentar entender os motivos. Comece a se organizar agora. Faça uma lista de quem quer presentear e opte por presentes feitos a mão ou comprados no comércio local. Com isso, você vai estar ajudando pessoas da sua comunidade e vai fazer a diferença.

O momento pede precaução. Então tente pensar melhor nas celebrações de fim de ano e, se puder, evite aglomerações. Com isso, será possível se voltar ainda mais para as suas necessidades. Colocar em prática o minimalismo nunca fez tanto sentido.

Talvez não seja tão importante pensar em festas megalomaníacas. O fundamental agora é garantir que todos que amamos estejam com saúde e, se for necessário sacrificar os tradicionais encontros de fim de ano para isso, saiba que a recompensa vem. A manutenção da saúde de quem a gente ama é o melhor presente.

Aproveite o momento para reorganizar a sua vida. Ordenar arquivos do computador e do celular, fazer um backup do que você realmente precisa, doar roupas, brinquedos e móveis que não utiliza mais. Refletir sobre seus objetivos e, principalmente, abrir espaço para o novo.

Dezembro pede essa nova mentalidade. Porque, mesmo que simbólico, um novo ano também pede uma nova visão. Os objetivos podem ser o mesmo, mas assim como uma xícara de chá, é preciso esvaziar a mente para obter mais conhecimento. Uma xícara cheia não oferece espaço para mais nada. Se nossa mente estiver cheia, também não vamos absorver muita coisa, simplesmente porque não há espaço. Aproveite dezembro para começar um novo ciclo. Dê espaço para o novo.

Acredite, você pode.