Quem não está disposto a mudar e acompanhar o novo jeito de fazer negócio corre o riso de desaparecer

A crise sanitária e econômica é uma realidade. Já são quatro meses de distanciamento social e de mudanças que afetaram nosso modo de viver e de vender. A situação está, sim, cada vez mais difícil, e não temos mais como achar que tudo vai voltar ao normal.

Então, o que devemos fazer? Esperar o furacão passar ou encontrar formas de nos movimentarmos com os ventos e aproveitarmos o fluxo? Espero que você tenha escolhido a segunda opção, porque uma das características do sucesso é justamente driblar as adversidades. E elas aparecem o tempo todo.

O que estamos vivendo agora é uma crise sem precedentes na história da nossa geração, mas isso não significa que não possamos aprender com ela e encontrarmos oportunidade para driblá-la. Isso deve acontecer a nível pessoal e profissional. Mas agora, vamos falar de negócios?

Primeiro é preciso avaliar o seu negócio e não ter medo de identificar se ele ainda faz sentido nos dias de hoje. As famílias estão dentro de casa, muitas lojas estão fechadas, a maioria dos trabalhadores estão em home office, mas isso não significa que as pessoas deixaram de ter necessidades, não é mesmo?

E é aí que você entra. Primeiro é preciso se perguntar como seu negócio pode ser necessário para as pessoas. E se você precisar se adaptar, conte com seu know how e toda a sua expertise para encontrar novos nichos de mercado. Isso vai fazer muita diferença para você se destacar.

Em seguida, você precisa entender que o mercado está mudando drasticamente. Você está acompanhando essas mudanças? Como você está comunicando com seus clientes? Você está ativamente nas redes sociais? Criou um grupo no whatsapp para atender aos mais próximos e até disponibilizou um número para que seus clientes possam te achar com facilidade?

Essa comunicação ativa – e afetiva – é fundamental nesse momento. Mesmo com o distanciamento, você precisa encontrar uma maneira de se aproximar dos seus clientes e entender as necessidades dele. Se você tem funcionários, planejar formas alternativas de vendas é fundamental.

Lembre-se que o home office faz com que as pessoas trabalhem em casa, mas elas não precisam estar sozinhas. Por isso, antes de vender, você precisa estar bem alinhado com seus funcionários e mantê-los motivados. Organize sua carta de clientes e, caso tenha uma equipe, divida as funções para entrar em contato e comunicar que você ainda está na ativa e tem produtos e serviços que ele necessita.

Comunique-se sem ser invasivo e você vai encontrar brechas para entender a necessidade do cliente. E até mesmo oferecer produtos que ainda não estavam no seu portfólio, mas que você pode criar para inovar e atender a uma nova carência.

Rever o negócio será muito importante para se manter na ativa. Mas só se aproximar virtualmente dos clientes não é suficiente. Você precisa encontrar meios de chegar até ele. Você tem um canal de entregas? Pode fazer parceria com motoboys ou até canais de e-commerce.

Dependendo do tamanho da sua empresa e do fluxo de vendas, certamente você vai precisar investir nessa área. Comece pequeno, entregando com o próprio carro, de transporte público se for necessário (utilizando todos os cuidados de segurança, claro), mas não deixe de atender o seu cliente nesse momento em que todos têm necessidades.

Mostre que você está tomando todos os cuidados se segurança, aliás. Se importar com você e com os outros nessa época de pandemia é fundamental para ganhar a confiança do cliente.

Procure redes de apoios, grupos nas redes sociais e novas redes de potenciais consumidores. Mais do que nunca você vai precisar mergulhar no mundo digital para ganhar clientes físicos. Isso vai ajudar você a se planejar para o futuro. O mundo está mudando, mude com ele.

 

O distanciamento social não pode fazer com que você se distancie também dos seus clientes. É o momento de você se aproximar ainda mais deles, com estratégias inovadoras. Saiba mais sobre como alavancar seus negócios na vídeo-aula ministrada pela coach Mônica Moraes Vialle, da Moom Consultoria, promovida pelo @liceudeoficioscriativos no próximo dia 23 de julho.