O ano de 2020 foi de muitas provações e privações, para todos nós, mas não podemos apenas lamentar. Temos muito o que aprender com a situação 

Eu perdi familiares para a Covid-19. Conheço dezenas de amigos que também perderam. Durante o ano, mais de um milhão de pessoas morreram com a doença no mundo. E é uma guerra que ainda não acabou. As vacinas que despontam ainda vão demorar para estar acessíveis a todos. Enquanto isso, só uma questão ainda é capaz de salvar vidas: a conscientização de todos.

Não adianta dizer que estamos cansados, que o ano foi difícil, que estamos com saudades. Certamente você não é o único a estar com o coração apertado de saudade e com a vontade de abraçar os amigos e familiares que ama. Mas ainda é tempo de distanciamento, máscara e muita higiene. Por enquanto, as armas mais eficazes para conter o coronavírus.

Nossa liberdade foi tolhida, nossas economias exauridas, nossa paciência esgotada, nossa solidão exacerbada. E o que devemos fazer com isso? Aprender. Não podemos nos sentir derrotados. As privações foram muito para todos, em menor ou maior grau, mas se você está lendo isso já pode se sentir um privilegiado. Você sobreviveu!

Essa foi – e está sendo – uma crise sem precedentes na história, mas vamos passar por ela, como passamos por outras situações adversas. Nos resta ter a esperança de que sairemos seres humanos melhores. Este ano, entre as muitas coisas que fiz e sinto orgulho, foi escrever um artigo para o livro “2020: o ano em que mundo parou. E você?”.

O livro será lançando em breve pela The Best Coast Brasil, mas vou dar um spoiler. No artigo, eu reitero que o ano de 2020 ficará para sempre marcado na história. Um período que pode ser visto como um erro para alguns ou como oportunidade de mudança e aprendizado para outros.

De que lado você está? Escrevi que os erros devem transformados em “erres”. Resistência; Resolução; Reinvenção e Resiliência. Essas são as palavras utilizadas para definir as necessidades deste momento conturbado e de tantos ensinamentos. Você pode concordar ou discordar porque uma das coisas que aprendemos este ano foi a importância de respeitar a opinião do outro.

Respeito, aliás, é outra palavrinha que deveria estar entre os erros-erres de 2020, mas é um termo que não deve sair da pauta nunca, né? Vamos levá-lo também para 2021? Respeito, resistência, resolução, reinvenção, resiliência são só alguns exemplos, mas todos eles devem vir com um ingrediente indispensável: o amor.

É o amor que vai deixar mais leve tudo o que estamos passando e nos deixar mais fortes para seguir em frente. E precisamos. Que venha 2021! Um feliz novo ano para todos nós! Com muito amor!