Planejamento Estratégico Pessoal, isso existe?

Os termos missão, visão, valores, análise swot, são familiares para empreendedores e para executivos de marketing de qualquer empresa.  Mas será que essas ferramentas podem nos ajudar pessoalmente?

A resposta é sim, principalmente se você conseguir mergulhar em você mesmo com coragem por meio do autoconhecimento. Enquanto falamos em pontos fortes e oportunidades, o trabalho flui, mas reconhecer nossas próprias fraquezas e os fatores que nos ameaçam não é uma tarefa nada fácil.

O Autoconhecimento

Ao mesmo tempo que você precisa conhecer o feedback dos colegas, líderes e/ou liderados, amigos e familiares, precisa também aprender a separar essas informações do seu verdadeiro eu.

Parece complicado e trabalhoso, mas é uma experiência libertadora, a chave da sua realização pessoal. Quando você entende que o self e o ego são duas coisas diferentes, você começa a planejar sua vida para satisfazer você mesmo e não à imagem que você acha que as pessoas têm de você.

Definição de Missão, Visão e Valores Pessoais

Para definir sua missão, você precisa pensar no que te move, no que te faz acordar todos os dias e viver a vida, o propósito da sua existência.

O que te inspira? Como você se vê no futuro? Quais são seus sonhos? No que você quer se tornar? As respostas a essas perguntas definem a sua visão.

Já os seus valores são as suas crenças, seus princípios, critérios e prioridades.

Análise SWOT Pessoal

A análise SWOT, dos termos em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, permite listar as forças e fraquezas, que se referem a nós mesmos e as oportunidades e ameaças, que se referem ao ambiente externo.

FORÇAS:

Nos que você é bom? Que características suas fazem com que se destaque e seja importante para as pessoas, para a sociedade, para o planeta?

FRAQUEZAS:

O que te impede de alcançar seus objetivos? O que te incomoda, derruba seu astral? O que em você gera conflito com as pessoas?

OPORTUNIDADES:

Quais são os cenários do mundo que são propícios para que você desenvolva e exercite seus pontos fortes e corrija os fracos?

AMEAÇAS:

Quais são as situações que o colocam em risco, impedindo que exercite seus pontos fortes e que pegam exatamente nos seus pontos fracos, imobilizando-o ou fazendo-o regredir nos aspectos definidos na sua missão, visão e valores?

Planejamento Estratégico Pessoal

Uma vez que você tenha definido sua missão, visão, seus valores, seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças que podem existir no seu caminho, você terá quase tudo que precisa para definir seu planejamento estratégico pessoal.

Você saberá onde quer chegar e os recursos que tem. Mas um planejamento precisa também da cronologia e da metodologia.  É nessa hora que a ajuda de um coach pode ser fundamental.

Nas fases anteriores você pode até conseguir achar as respostas sozinho, mas traçar um plano com objetivo, metas, avaliar os resultados a cada etapa e manter-se motivado sozinho, sem uma visão externa, pode significar andar em círculos, em vez de evoluir.

Como diz a frase famosa de Einstein, é impossível conseguir resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Então, se você tenta, tenta e não sai do lugar, será necessário um fator externo, e este fator é o coach.