Observe a sua casa e responda sinceramente: quais objetos você realmente necessita?

Ficar mais tempo em casa é uma realidade que o mundo inteiro está vivendo desde que a pandemia do coronavírus começou. Para muitos foi uma surpresa verificar a realidade do espaço, independente do tamanho que ele ocupa. De repente você pode ter percebido que precisa de muitas coisas ou que está acumulando objetos demais. Uma avaliação sincera, no entanto, é necessária: você precisa gostar e estar confortável no seu espaço, valorizando aquilo que tem disponível.

Essa é a hora para organizar a casa e os pensamentos. Saiba que as duas práticas estão diretamente relacionadas. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, no método de organização criado pela japonesa Marie Kondo e como ela defende que a organização da casa é um passo importante para organizar a vida.

Esse, na verdade é um pensamento e uma atitude que atravessa gerações, independente da cultura. Todo mundo tem seu método de organização e é preciso respeitar a individualidade de cada um, mas tenha em mente que objetos em excesso e um ambiente desarrumado contribuem para desorganização dos pensamentos e interferem, sim, na produtividade.

Observe seu espaço

Quem está trabalhando em casa e/ou estudando nesse momento de pandemia certamente está sentido a necessidade de um espaço silencioso para completar seus afazeres. Escolha um cantinho para cada necessidade. Se você precisa se isolar para completar uma atividade, peça ajuda da família. Diga que naquele momento, você precisa de espaço e de tempo.

E se esse ambiente estiver organizado para suas práticas, você vai perceber como isso pode ajudar a sua produção. Para quem trabalha no computador é importante deixar os objetos que você precisa à mão, para evitar que você disperse. Mantenha a mesa limpa, apenas com os objetos necessários para sua atividade.

Se você utiliza livros e papéis para anotações, deixe apenas o que vai usar para o trabalho e estudo na mesa. Lápis, canetas e um garrafa d’água também são importantes para que você conclua o trabalho em menos tempo, sem ter que ficar levantando para alcançar o que já deveria estar por perto.

Isso diz respeito à sua mesa de trabalho e estudos, certo? Mas olhe em volta: quantos móveis existem no ambiente que realmente estão sendo utilizados? Há alguma coisa quebrada que você pode arrumar ou dar um destino melhor?

Em uma época em que ligações por vídeo e reuniões online ficaram cada vez mais comum, mantenha o espaço organizado para uma boa impressão e também, claro, para você se sentir melhor em sua própria casa, afinal é nela que você está passando mais tempo.

Aproveite e dedique um tempo para os outros espaços do seu lar. (Re) visite o seu quarto, a cozinha, a sala e outros ambientes sempre com o pensamento da funcionalidade. Faça a pergunta para tudo que observar: “eu realmente utilizo esse móvel, objeto, roupas e acessórios?” A resposta vai além da decoração e apego e passa pela utilidade.

Assim como na casa, nossa mente também não deve guardar pensamentos inúteis, mágoas ou lembranças que nos fazem mal. A medida que você vai organizando a sua casa, você vai perceber que suas estratégias mentais também vão se estruturando. Que tal começar esse exercício agora mesmo?

Aproveite para ver o vídeo do novo posicionamento da MOOM Consultoria e Coaching. Clique aqui, assista e se inspire.