Não importa se faltam ou sobram horas no seu dia. Para as duas situações, aprender a administrar o tempo é fundamental para deixar a vida mais leve e produtiva
No início era o caos. Subitamente foi preciso mudar toda a rotina, sair da zona de conforto – ou ser catapultado para dentro dela – e não saber o que fazer. Sim, estamos falando de alguns meses atrás, quando a crise do coronavírus se alastrou pelo mundo, mudando drasticamente o cotidiano de quem achava que tinha tudo sob controle.
É o tipo de coisa que a gente não se acostuma, mas precisamos aprender a lidar. E em uma análise rápida da nova realidade a que estamos sendo submetidos, faço três questionamentos:
- O que você tem feito com o seu tempo?
- Você está angustiado por ter tempo demais ou não ter tempo para nada?
- O futuro te dá medo e isso está interferindo nas suas relações e na sua produtividade?
Vamos começar com a primeira questão. Mais do que nunca, aprender a administrar o tempo é uma necessidade. Muitos de nós ainda estamos impactados com a urgência de ter que atender as demandas do trabalho, da casa e da vida pessoal. Tudo ao mesmo tempo agora. Nos vemos como polvos, com os tentáculos a tentar alcançar todas as exigências.
Claro que isso é motivo de angústia até para o ser humano mais equilibrado (e não estamos sempre em busca do equilíbrio?), então comece por pausar, silenciar, planejar e organizar.
E sim, você tem tempo para isso. Pois sempre precisamos usar cada minuto a nosso favor. O primeiro passo é colocar no papel, no computador ou em um aplicativo de sua preferência, tudo o que você precisa fazer. Não esqueça de nada, da limpeza da casa à limpeza da sua mente. Tudo o que você achar importante deve ser listado.
Lembre-se que o papel (ou o computador) torna físico o que você tem em mente. Você pode fazer isso por dia, semana ou até meses. Feita a lista, deixe-a em um lugar visível e passe a definir prioridades.
O trabalho precisa daquele relatório para ontem? Você precisa fazer almoço? A roupa precisa ser lavada? Sua família precisa de tempo de qualidade com você? Respire. Comece definindo o que é mais importante e escolha um horário do dia para realizar cada uma dessas atividades.
Saiba que você não vai conseguir fazer tudo de uma vez, mas vai conseguir concluir uma atividade a cada momento. Ir riscando da lista o que você já fez é uma motivação para seguir em frente.
Com o tempo você se acostuma e vai ver que a sensação de dever cumprido ameniza a angústia. Não esqueça de estabelecer metas e prazos para cumprir cada função, mas seja realista. Não adianta querer fazer tudo de uma vez e cair novamente no limbo da impossibilidade. Todos nós temos limites. Defina o seu, sem culpa.
A angústia
A angústia é estreiteza, é redução de espaço e de tempo. É carência, é falta. É um estado de ansiedade e de sofrimento. Você deve ter lido isso no dicionário, mas mais do que tudo deve ter sentido isso na pele. A angústia é um estado comum do ser humano. O que te diferencia é como você lida com ela.
E os dois extremos são capazes de causar angústia: não ter tempo para nada e ter que lidar com as horas do dia faltando ou ter muito tempo para não fazer nada e não saber conviver com o ócio. Mais uma vez: use o tempo a seu favor. Este é o momento de se desafiar e se sobram horas no seu dia, aproveite para dedicá-las ao que te faz bem.
Muitas vezes, esquecemos quem somos e o que gostamos. Aproveite para se fazer essa pergunta e respondê-la com sinceridade e clareza. Quem você é o que você gosta de fazer? Quem você é, além do seu trabalho, além da sua família, além do seu relacionamento? Quem é você?
Novamente faça uma lista do que gosta – e do que não gosta – de fazer. E foque nos seus pontos fortes. Se gosta de trabalhos manuais, aproveite o tempo para fazer uma coisa nova. Mas se não gosta, não se culpe por não querer fazer aquele curso de crochê online e cobrir todas as mesas da casa com toalhinhas. Foque no que te faz bem e aproveite suas qualidades. O tempo fica mais produtivo quando fazemos o que gostamos.
O futuro é hoje
Não. Ainda não inventaram uma máquina de prever o futuro. Tudo pode acontecer, independente das nossas vontades. O que fazemos no presente, no entanto, pode nos deixar mais fortes e prontos para as alegrias e adversidades.
Este é um momento de reflexão, independente das coisas que se acumulam para fazer. Então, tente afastar os pensamentos negativos. Cuide de você agora. Hoje. Neste momento. Pensar positivo e definir objetivos é a chave para mudança.
Não se sinta pressionado a preencher todas as horas do seu dia com trabalho estudo e obrigações da casa. Reserve um tempo para você e para o seu bem-estar. Aprenda a dizer não, inclusive para pensamentos catastróficos.
Lembre-se que tudo muda o tempo todo e nem essa situação vai durar para sempre. Defina seu propósito e seus objetivos e aproveite para traçar metas para alcançá-los. O que você pode fazer para melhorar? Só você pode responder essa pergunta. Então aproveite, respire, acredite em você e descubra-se!
Aproveite para ver o vídeo do novo posicionamento da MOOM Consultoria e Coaching. Clique aqui, assista e se inspire.
Comentários