Se você está estressado, talvez seja a hora de descobrir uma nova forma de se conectar com sua própria energia e com o Universo.

Embora a origem do mindfulness seja budista e date de mais de 2500 anos, a sua versão mais moderna independe de religião e tem sido adotada por cada vez mais pessoas de diversas culturas.

As origens do mindfulness

No contexto budista, mindfulness, ou sati, configura um dos passos para a libertação do sofrimento humano por meio de meditação para o desenvolvimento da atenção plena.

Nos anos 70, Jon Kabat-Zinn, professor da Universidade de Massachusetts, abordou, com êxito, o conceito da atenção plena desvinculado de religião em estudos científicos para tratamento do estresse. Mais tarde o mindfulness passou ser utilizado também para o tratamento de dores crônicas e depressão.

O que é mindfulness

Jon Kabat-Zinn explica que o mindfulness implica em prestar toda a sua atenção no aqui e agora com propósito e sem julgamentos.  E isso faz muito sentido, uma vez que o aqui e agora é o único momento que temos, de fato.

Segundo o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, “mindfulness é uma forma de se concentrar no aqui e no agora, de modo a perceber plenamente todas as sensações e emoções que as atividades do dia a dia nos proporcionam. É uma maneira de fazer com que cada pessoa viva completa e integralmente tudo o que está acontecendo no presente.”

Um exemplo prático

Quando andamos do local onde estacionamos o carro até o escritório, normalmente ficamos ansiosos, damos passos rápidos olhando para o relógio pensando na agenda, ou em quem ou o que estará nos esperando. Não prestamos atenção no caminho em si ou em como estamos nos sentindo naquele momento.

Com mindfulness o comportamento seria muito diferente: andaríamos prestando atenção na nossa respiração, no ar ou no sol tocando nosso rosto, sentindo nossos pés tocarem o chão, ouvindo o barulho dos pássaros ou dos carros e toda a série de detalhes externos e as sensações que nos provocam.

Benefícios do mindfulness e sua aplicabilidade na vida profissional

Com este tipo de condicionamento, o praticante começa a prestar a atenção em si mesmo, nos seus sentimentos e sensações que são provocados pelo momento presente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão, aumenta o autoconhecimento e melhora sua qualidade de vida.

Além disso, a técnica permite a quebra de padrões, a liberação da criatividade, mostra outros caminhos para a resolução de problemas e amplia o poder de concentração (foco).

Coaching e mindfulness

Para que o mindfulness apresente resultados efetivos, seja no plano pessoal ou no profissional, é necessário que passe a fazer parte da sua vida. Para isso é necessário um treinamento e é nisso que seu coach pode ajudar.

Nós, da MOOM Consultoria e Coaching, queremos que você descubra estes e muitos outros benefícios dessa ferramenta universal e milenar. Converse com a gente!

CONTATOS