Pensando em resiliência, que tipo de árvore você acha que resiste melhor a uma tempestade? Um carvalho ou uma palmeira?
Se respondeu uma palmeira, você acertou. Por ser flexível, uma palmeira cede ao vento, inclinando-se com ele e voltando, posteriormente, à sua posição original. Já para um carvalho, desprovido de flexibilidade, se o vento for mais forte que ele, os danos serão irreparáveis.
Resiliência
A resiliência é a capacidade do indivíduo – ou dos materiais – de resistir às mudanças e persistir no seu caminho e formato apesar das dificuldades.
No ambiente corporativo
Quando um imprevisto acontece no ambiente de trabalho, pode-se perceber claramente os padrões de reação de cada colaborador. Enquanto alguns se desesperam, já começam a reclamar e partem do princípio de que nada vai dar certo, outros agem com calma, ponderam a situação, insistem e acabam encontrando uma solução. Estes são os resilientes.
Características das pessoas resilientes
Otimismo, assertividade, determinação, equilíbrio emocional e perseverança são características que acompanham as pessoas resilientes.
Vantagens da resiliência
Contar com pessoas resilientes na equipe é meio caminho andado para conquistar metas. Essas pessoas têm o poder de ajudar a preservar o clima organizacional mesmo em tempos ou momentos de crise.
Quando você delega uma tarefa difícil a uma pessoa resiliente você tem grandes chances de que ela seja realizada. A pessoa resiliente, normalmente, também é mais realizada e bem-humorada, pois costuma atingir suas metas.
Quando você delega uma tarefa para uma pessoa não resiliente, é provável que ela desista na primeira, ou na segunda dificuldade, reclame para todo o grupo e atrapalhe outras tarefas.
Aprendendo a ser resiliente
No trajeto evolutivo de cada ser existem sempre os altos e baixos. Ninguém consegue evitar completamente as quedas, mas todos nós podemos aprender a levantar o mais rápido possível e a usar cada erro ou momento de dificuldade como aprendizado.
A boa notícia é que existem treinamentos e dicas para nos tornarmos mais resilientes.
A primeira dica é mergulhar no autoconhecimento. Para conseguirmos concentrar nossa energia em um determinado caminho, apesar dos obstáculos, é necessário saber exatamente onde queremos chegar. O autoconhecimento proporciona exatamente isso.
A segunda dica é ter em mente que cada fato ou situação pode ser analisada de diversos pontos de vista e experimentar outros pontos de vista além do seu. Este exercício ajuda a encontrar soluções simples para problemas complexos.
A terceira é ser otimista. O que parece ruim a curto prazo pode trazer bons resultados no longo prazo e acreditar nisso pode ser o raio de sol em um dia nublado.
Resiliência e coaching
No trabalho de coaching o desenvolvimento da resiliência começa com o autoconhecimento. Saber das nossas habilidades, capacidades e saber o que nos motiva, nos fortalece e ajuda a manter o foco apesar das dificuldades.
Resiliência é a chave para conquistar nossos objetivos rumo a uma vida plena e satisfatória, tanto no campo profissional como no pessoal.
Comentários