Alexandre o Grande, teve Aristóteles como mentor; Martin Luther King teve Gandhi e, até mesmo na ficção, Luke Skywalker, teve como mentores o Mestre Yoda e o Obi Wan Kenobi. Não importa se falamos de realidade ou ficção, o fato é que podemos crescer muito quando contamos com a experiência alheia.
Origem da palavra “mentor”
A palavra mentor foi extraída do poema épico Odisseia, do poeta grego Homero. A história conta que Odisseu (Ulisses) pretendia ir para a batalha, na Guerra de Tróia. Contudo, enquanto se preparava, Odisseu percebeu que Telêmaco, seu herdeiro, não estava preparado para atuar como Rei durante a sua ausência. Odisseu recorre então a Mentor, um sábio amigo e da confiança da família, que concordou em tutorar Telêmaco enquanto Odisseu estivesse ausente.
O que significa a palavra mentor
Mentor é um conselheiro de confiança, um guia experiente, um formador e motivador que interage diretamente com o mentorado, ajudando-o a desenvolver capacidades, a adquirir conhecimentos, tomar decisões e a aumentar a sua competência.
Diferenças entre coaching e mentoria
Muita gente confunde estes dois termos. Realmente, alguns objetivos são comuns: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos. Porém, alguns aspectos são muito diferentes:
1 – FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA:
Um coach não precisa ter formação e experiência na área do seu cliente, o coachee. Ele conduz um treinamento de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados onde serão necessários empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente.
Um mentor geralmente é uma pessoa mais experiente na mesma área de atuação do seu cliente, o mentorado. Ele é uma espécie de conselheiro cuja bagagem, quando compartilhada, permite um caminho mais assertivo nas questões específicas daquela área de atuação profissional.
2 – TEMPO DE DURAÇÃO DO CONTRATO:
No trabalho do coach o número de sessões e a periodicidade do treinamento são definidos já no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, uma média necessária para quem procura essa abordagem.
Já na mentoria, não existe um tempo predeterminado, ela é mais um relacionamento do que um treinamento.
3 – FOCO:
O coaching trabalha com foco nas questões pessoais: autoconhecimento, valores, forma de agir, reagir, motivação, a assertividade, etc.
O mentoring trabalha com foco nas questões profissionais específicas da área de atuação do cliente com base no compartilhamento de experiências.
Importância da mentoria dentro da empresa
O capital humano é o bem mais precioso da empresa. Quando a substituição de funcionários se faz necessária, os prejuízos podem ser imensuráveis. Todo o know-how adquirido pela pessoa que deixa a empresa pode ir embora junto com ela.
O trabalho de mentoring empresarial visa preparar novos colaboradores para substituírem os que estão saindo, ou mudando de função dentro da organização.
Neste caso o mentor pode ser a pessoa que está deixando o cargo, caso haja tempo disponível e o desligamento seja amistoso. Quando isso não acontece, é possível contratar um mentor do ambiente externo, porém da mesma área ou função da pessoa que está saindo.
Quando o coach também é mentor
A grande vantagem de ter um coach que também é mentor é que ele poderá ir além dos aspectos pessoais e motivacionais e aconselhá-lo em questões específicas da sua área profissional ou função.
Comentários