Diversos motivos têm levado a Construção Civil a desenvolver cada vez mais projetos que contemplam a captação e o aproveitamento da Energia Solar. Gerar a própria energia, ou pelo menos parte dela, faz parte dos desejos, e até das exigências dos clientes mais antenados em assuntos ambientais.
Apesar de a energia fornecida no Brasil ser de fonte predominantemente hidráulica, que também é renovável, os impactos ambientais causados pelas hidrelétricas são cada vez maiores e preocupantes. Além disso, o alto custo do fornecimento e a aparente falta de sustentabilidade desse fornecimento para o futuro, coloca este assunto como prioridade.
A Era dos Prossumidores
Do inglês, prosumers, são os cidadãos que produzem e consomem ao mesmo tempo. Para este público, a Energia Solar é a preferida, pela sua relativa facilidade de instalação, tanto em termos de espaço como de custos.
Tipos de Energia Solar
Existem, basicamente, dois sistemas diferentes de captação e aproveitamento de Energia Solar e eles diferem na forma do aproveitamento: a térmica e a fotovoltaica.
Energia Solar Térmica
A térmica, utilizada há mais tempo, funciona por condução. O calor do Sol promove o aquecimento do objeto, que pode ser água, ou gás. Possui um coletor que capta a energia e um reservatório isolado termicamente onde se encontra o líquido ou gás pronto para aquecimento.
Energia Solar Fotovoltaica
Já a fotovoltaica, que é a que mais vem sendo utilizada nas últimas décadas, gera energia elétrica que pode ser armazenada em baterias e substituir e complementar a energia elétrica adquirida pela rede de distribuição.
A produção de energia solar fotovoltaica utiliza um sistema de placas de células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas a partir de materiais semicondutores, normalmente de silício. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica que é ligada a uma bateria ou acumulador.
Essa tecnologia possui um custo mais elevado que a térmica, mas é compensado mensalmente ao reduzir, ou até zerar o valor da conta de energia.
Custos de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica
Segundo o New Energy Outlook (NEO) 2017*, o custo nivelado da energia solar de painéis fotovoltaicos (PV), que agora é quase um quarto do que era em 2009, deverá baixar outros 66% até 2040. Essa energia já é pelo menos tão barata quanto o carvão na Alemanha, Austrália, EUA, Espanha e Itália. Em 2021, será também na China, Índia, México, Reino Unido e Brasil.
*O NEO 2017 é o resultado de oito meses de análise e modelagem por uma equipe de 65 pessoas na Bloomberg New Energy Finance. Baseia-se, essencialmente, nos projetos anunciados em cada país, além da previsão econômica de geração de eletricidade e na dinâmica do sistema de energia.
Comentários