Aprender com as experiências é uma oportunidade de seguir em frente, sem medo das consequências

“Fracassei, e agora?” Se você já disse essa frase ou está prestes a reconhecer que fracassou, saiba que essa é uma perda momentânea e imprescindível para o seu desenvolvimento. Ter fracassado não é uma derrota, é um processo. Aprender com as falhas e mapear os erros são questões fundamentais para o crescimento.

O fracasso não é um fim. É, sim, um meio para a conquista de novas soluções. Portanto, não tenha medo de fracassar e começar novamente. Tenha medo de não tentar ou inventar desculpas para estagnar. Veja o fracasso como uma oportunidade de seguir em frente, ainda mais comprometido com os seus ideais.

Para alguns, o fracasso significa falta de êxito, mas não é bem assim. Primeiro precisamos entender que existem percalços na vida que independem do planejamento. Saber lidar com essas adversidades é muito importante para entender que nem sempre fracassamos ao não alcançar o que foi planejado.

Traçar metas é extremamente importante, mas temos que ter em mente que nem sempre todas serão atingidas. É preciso flexibilidade para compreender e aprender com as mudanças e – se necessário – traçar novas rotas. Dessa forma, se analisarmos nossas conquistas pessoais e profissionais fica fácil perceber que todos nós fracassamos em algum momento da vida.

Então que tal desmistificar essa palavra? Fracassar não significa perder. O fracasso está mais relacionado à forma como lidamos com a situação. E não podemos encarar de forma derrotista. Pense como uma oportunidade de avaliar o que fez até o momento e reinventar-se.

Essa atitude está muito relacionada ao autoconhecimento. Se nós sabemos onde queremos chegar, não é uma adversidade que vai nos impedir. Por isso é importante ter empoderamento e resiliência quando algo não sai como planejado. A resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e superar obstáculos sem afetar seu equilíbrio emocional.

Assim, a resiliência é fundamental para aprender com as perdas e com as mudanças. É preciso encarar o fracasso como um aprendizado, sempre. E ter equilíbrio para levantar e seguir adiante.

Quando as coisas não saem como esperado, é claro que existe a dor. O fracasso dói e não devemos minimizar esse sentimento. Mas as consequências do sofrimento podem ser otimizadas ou nos levar à depressão e ao medo de continuar. É sempre uma escolha. A nossa escolha. O fracasso real acontece quando deixamos esses sentimentos nos derrubar.

Mas podemos tomar as rédeas da situação e encarar o “fracasso” como como parte da jornada. E obstáculos são feitos para ultrapassarmos, seguir em frente e aprender com eles. Vamos juntos?

clique abaixo e assista a videoaula