“A necessidade é a mãe da invenção”. A frase do filósofo e matemático grego Platão pode ilustrar várias inovações ao longo dos séculos e nunca seu significado foi tão importante como agora. Essa época atípica em que estamos vivendo causa angústia e ansiedade, mas também incentiva um momento de reflexão. Como se reinventar em tempos de crise? A resposta está na flexibilidade e na oportunidade.
É preciso se adaptar aos novos tempos, impostos por uma crise sanitária e econômica sem precedentes na nossa geração. Isso exige uma abertura para novas possibilidades, o que significa ampliar os horizontes. Como está a sua empresa hoje? Você está esperando tudo passar ou está se esforçando para se adaptar aos novos tempos? Se você está aguardando que tudo volte a ser como era, é preciso saber que nada será como antes. E isso necessariamente não é algo negativo.
Enxergar e se adaptar ao novo é uma urgência. Buscar novos nichos de mercado ou adaptar-se à nova realidade é uma questão de sobrevivência de qualquer negócio. Portanto, é preciso livrar-se de bloqueios e lançar mão da criatividade e da inventividade para não sucumbir à crise. E ser criativo está longe de repetir conceitos já estabelecidos.
Cada vez mais é importante personificar a sua marca, ter um propósito, conhecer seu público e buscar maneiras de se aproximar dele. O segredo pode estar em uma comunicação mais ampla, na abertura para o diálogo, na facilidade de ser encontrado e dar respostas. Todas essas questões serão fundamentais para o progresso e para estabelecer um novo status quo.
Desafiar esse “estado das coisas” é mais do que necessário e é preciso reinventa-se para isso. Um novo olhar a partir da criatividade é fundamental para o progresso humano e para o empreendedorismo. É a partir de novos conceitos que conseguimos romper com velhos costumes e dar oportunidade para o crescimento e para transformação.
Platão, que disse que a frase que começa esse texto, defendia a criação como uma força superior e transcendental, mas a criatividade também vem do esforço e da observação. E igualmente da realidade em que estamos inseridos. Algumas situações, como a pandemia que estamos vivendo, podem destruir um negócio ou encorajar o potencial criativo. De que lado você quer colocar a sua empresa?
Como dizia Albert Einsten, “uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta a seu tamanho original”. Então vamos aproveitar o momento, mesmo que seja um período de crise, para abrir a mente para novas oportunidades, dentro da realidade e contexto de cada um.
Observe o mercado e veja o que há de novo. O que as empresas do seu nicho estão fazendo para se adaptar? Saiba que você pode ir além, fazer melhor e se destacar. Como? Comece resolvendo problemas básicos do cotidiano para depois pensar em novas alternativas e soluções.
E se você está com dificuldade, é hora de pedir ajuda, procurar profissionais que possam te apoiar e somar novas ideias para abrir caminhos. E não se culpe por buscar auxílio. Soluções criativas também pedem um distanciamento do problema e quando estamos muito inseridos, às vezes não conseguimos enxergar as respostas.
Pare, observe, pense e busque parceiros, quando necessário. Muitas ideias são criadas em conjunto, quando é possível olhar o todo, respeitando as características e necessidades de cada negócio. Trocar ideias ajuda a desbloquear a criatividade e a encontrar ambientes estimulantes e novas perspectivas para fazer prosperar. E isso, lembre-se, vai acontecer ao deixar as amarras para trás. Não podemos mais viver no passado. Um novo futuro se abre para nós. Enxergue com inspiração.
Veja a Live da Master Coach para o Liceu de Ofícios Criativos de Curitiba e confira mais dicas!
Acesse nosso canal no Youtube e veja mais conteúdos de Moom Consultoria!
Comentários