Se você está buscando o imóvel perfeito para sua empresa, muitas dúvidas devem estar pairando sobre a sua cabeça. Vários fatores serão relevantes na hora de avaliar as ofertas do mercado. Será preciso levar em consideração a proposta da sua empresa, a estrutura que será necessária, o capital disponível, além do tempo pelo qual você pretende utilizar as instalações para, somente assim, definir qual tipo de imóvel se adapta melhor ao seu perfil.
Em alguns negócios o valor do contrato do imóvel comercial pode representar uma parcela significativa do faturamento, como no caso de restaurantes, que devem ser bem localizados e com estacionamento. Neste contexto saber escolher o ponto e negociar um bom contrato pode fazer a diferença no resultado final, o lucro.
Para te ajudar nessa missão preparamos algumas dicas que poderão fazer a diferença nessa hora:
1 – Localização – há muitas empresas cujo negócio depende da visita dos seus clientes e, nesse caso, uma localização mais central ou próxima de áreas de negócio acaba se tornando mais importante. Se boa parte do seu fluxo de trabalho vem de clientes que precisam visitá-lo, então a localização é um fator determinante.
2 – Espaço físico – entender a necessidade de estrutura do negócio que você pretende montar, bem como a previsão de crescimento para os próximos anos é essencial. Inclua na necessidade de espaço físico, o estacionamento, conforme o tipo de negócio que você vai abrir.
3 – Tipo de atividade da empresa – alguns tipos de negócio não se encaixam em determinadas estruturas. Vamos supor que a sua empresa seja um frigorífico. Vai passar por uma série de vistorias antes de entrar em funcionamento e existem algumas normas de segurança a serem seguidas. Esse é o típico negócio que se encaixa melhor em uma casa do que em um prédio, uma vez que se trata de uma infraestrutura bastante peculiar. Já um simples escritório independe do fato de estar em uma casa ou em um prédio.
4 – Pesquise os preços – você vai precisar estar por dentro dos preços dos alugueis da região para negociar um bom contrato. Pesquise nas imobiliárias, classificados de jornais, internet e busque por placas de aluguel na região escolhida para seu negócio.
5 – Negocie – dependendo do ponto comercial e de quanto aquecido ou não está o mercado imobiliário você pode solicitar ao proprietário do imóvel que desconte o valor da reforma inicial no aluguel do imóvel. No mínimo você pode usar o valor que você gastará para adequar o imóvel as suas necessidades como argumento na negociação do contrato.
6 – Contrato – evite contrato de aluguel com multa de rescisão excessivamente alta e prazo de duração muito longo. No caso de você precisar mudar de local ou por algum motivo o negócio não prosperar, um contrato com multa muito cara poderá inviabilizar seu projeto. Procure uma parceria flexível e negocie um prazo de contrato de 6 meses a 1 ano. Agora é claro que se não há pontos disponíveis no local, e você confia na atividade em que pretende iniciar, isso não é uma questão relevante no seu caso. Quanto maior o risco do novo negócio, menor deveria ser o prazo de contrato.
7 – Vistoria – faça um relatório com as informações relevantes do estado inicial do imóvel, documentando com fotos todos os possíveis problemas. Para evitar aborrecimentos e gastos adicionais quando da entrega do imóvel ao proprietário, documente tudo, funcionamento de fechaduras, trincas, infiltrações, estado do piso, etc. O pequeno tempo gasto para isto vale cada minuto. Disponibilize em duas vias, uma fica com você e outra com o proprietário do imóvel.
Comentários