Já notou que algumas pessoas parecem já ter nascido para o mundo dos negócios? Enxergam de longe as oportunidades, sentem-se confortáveis diante dos desafios, agem com assertividade e são bem sucedidas em praticamente tudo que fazem. Para descrever esse perfil existe o termo em inglês Business Acumen, que em tradução literal seria Perspicácia para Negócios.

Definição de Business Acumen 

Business Acumen é habilidade de identificar as oportunidades e tomar as decisões certas para gerar resultados positivos. Parece ser um dom, mas é uma forma de agir que pode ser treinada, desenvolvida.

O processo envolve gestão de tempo, inteligência emocional e administração financeira passando por fases de pesquisa, treinamento, tentativa e erro, até que o profissional passe a aplica-la naturalmente no seu dia a dia. O líder precisa conhecer o mercado, os clientes, a concorrência, o potencial da empresa, sua equipe e cada um dos seus colaboradores.

Encontrar o equilíbrio e fazer com que tudo funcione em conjunto será essencial para que o negócio, ou projeto, seja bem sucedido e gere lucro.

Também será preciso realizar uma boa comunicação com todos os stakeholders para que eles entendam a lógica atrás da estratégia e, assim, possam contribuir na mesma direção.

 

Como Desenvolver Business Acumen

Como o Business Acumen é um conjunto de habilidades, o executivo em questão precisará se desenvolver em vários campos: gestão de tempo e finanças, inteligência emocional, liderança, pesquisa e leitura, capacitações, pensamento interdisciplinar, técnicas de feedback, entre outros.

GESTÃO DE TEMPO E FINANÇAS

Dizem que tempo é dinheiro e isso faz muito sentido. Para todos os projetos teremos que definir, além dos objetivos, os prazos e os recursos de forma entrelaçada.

Quando falamos em tempo, tratamos da ferramenta mais democrática que existe, pois todos temos 24 horas em cada dia. A única forma de transformar o tempo em uma vantagem competitiva, é aprender a administra-lo da melhor forma. Para isso, isso, existem desde técnicas simples até treinamentos intensivos.

No dia 22 de novembro, às 19 horas, vamos realizar uma palestra gratuita sobre Gestão de Tempo em Curitiba, no Impact Hub, à Rua Fernando Amaro, 60. Reserve já a sua vaga pela área de contatos do nosso site.

Os recursos financeiros costumam ser limitados e, muitas, vezes, escassos. Cada uma das ações e tarefas dentro da planilha de gestão de um projeto precisa ter o dimensionamento e o acompanhamento desse recurso para evitar surpresas desagradáveis.E cada projeto precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da instituição.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Com técnicas de Inteligência emocional o executivo aprende a gerir suas próprias emoções para que trabalhem de forma motivacional a seu favor no rumo dos seus objetivos. Quem despreza o poder dessa ferramenta e se deixa à deriva das suas emoções, corre o risco de perder o rumo, o prazo, os objetivos, a equipe, os clientes e até o emprego, uma vez que seus resultados estarão comprometidos.

O processo de Inteligência emocional contempla a resiliência, característica fundamental no plano dos negócios e da vida pessoal.

LIDERANÇA

Existem vários estilos de liderança e diferenças fundamentais entre ser um chefe e ser um líder. O bom líder é aquele que inspira sem ordenar, que delega com confiança, que prepara seus liderados para saberem e terem autonomia para operarem e tomarem decisões sem ele.

PESQUISA, LEITURA E CAPACITAÇÕES

“Só sei que nada sei”, frase de Sócrates, é uma boa inspiração para este tópico. Por mais que se saiba sobre um determinado assunto, precisamos de humildade para reconhecer que há sempre mais para aprender, novos pontos de vista para serem considerados e inovação surgindo no mundo inteiro. Não existe um bom profissional que não estude, pesquise, invista em capacitações regularmente.

PENSE DE FORMA INTERDISCIPLINAR

Para explorar os diversos pontos de vista e ideias das diversas áreas do conhecimento, o Design Thinking tem sido a ferramenta mais eficiente e inovadora, aplicada em todo o mundo. Ele permite que você reúna pessoas de vários departamentos com formações e experiências diferentes, o que pode trazer soluções inovadoras e inusitadas que jamais seriam pensadas de forma convencional.

TÉCNICAS DE FEEDBACK

O bom líder sabe ouvir e aplica técnicas de feedback de forma rotineira com sua equipe. Elas permitem transparência, maior motivação e engajamento não somente dos colaboradores, mas de todos os stake holders.

A Importância do Coach e do Mentor

Dois aliados que podem te ajudar a desenvolver e a impulsionar seu Business Acumen de forma mais rápida e objetiva são o coaching e a mentoria. 

O coach atuará no desenvolvimento das habilidades citadas acima de forma clara, objetiva, usando um planejamento com metas e prazos. Já o mentor ajudará nos aspectos relativos à sua área de atuação, compartilhando conhecimento e experiências as quais ele já passou.

Vantagens para a Organização e para o Executivo

O executivo com um Business Acumen aguçado é capaz de inspirar e direcionar toda a equipe para o alcance de resultados, criando vantagem competitiva para a empresa e alavancando seu posicionamento de mercado.

Profissionais com Business Acumen desenvolvido e fortalecido são disputados no mercado de trabalho e estão no topo das listas dos head hunters para serem indicados para os melhores cargos de liderança nos comitês de gestão das grandes empresas de todo o mundo.

http://moomconsultoria.com/contatos/
FACEBOOK
Google+
http://moomconsultoria.com/2018/10/22/business-acumen/
LinkedIn
Instagram