Se você está fugindo da concorrência, senta que lá vem a história.

A história do Milho Premiado

Conta uma história popular que um fazendeiro, de pouco estudo, participava sempre da feira de agricultura da sua cidade e ganhava, ano após ano, o troféu de melhor produtor de milho.

Então um repórter que descobriu que o ele compartilhava suas melhores sementes com seus vizinhos perguntou:

– Por que o senhor divide suas melhores sementes com seus vizinhos se eles estão competindo diretamente com o senhor?

O agricultor respondeu:

– É simples. O vento apanha o pólen e o leva de campo para campo. Se meus vizinhos cultivarem sementes inferiores às minhas, a polinização degradará continuamente a minha plantação.

A Moral da História

Então, poderíamos questionar: o fazendeiro fazia o bem apenas pensando em si próprio, vislumbrando obter retorno? De fato não se sabe e não importa, já que todos cresciam com ele.

A Concorrência no Ambiente Corporativo

Os sistemas de gestão mais atuais, baseados em metas, criaram um clima organizacional tenso e muito competitivo, principalmente nas grandes empresas. Nesse cenário é muito difícil prestar atenção e solidarizar-se com o outro.

Porém, no ambiente corporativo, as pessoas que compartilham conhecimentos e ajudam seus colegas estão contribuindo positivamente para o clima, para a produtividade e, assim, ajudam a própria corporação. De nada adiante ser um executivo de sucesso, em uma empresa que não tem expressão em se sustenta no mercado.

Pensando dessa forma é possível visualizar o ciclo que possibilita que a atitude positiva volte para você. Quem ajuda seus colegas, ajuda a empresa e, consequentemente, a si mesmo.

A Concorrência de Mercado

Quando se fala da concorrência entre empresas, podemos pensar que é cada uma por si, mas também não é bem assim.

Quando uma empresa cresce, ela está impulsionando também o crescimento das suas concorrentes. Isso impulsiona o crescimento do seu setor, o que impulsiona seu próprio crescimento.

Vemos, assim, o mesmo ciclo apontado anteriormente quando falamos da concorrência dentro do ambiente corporativo e fica óbvio o paralelo com a história do milho premiado.

Quando um determinado setor da economia cresce, o conjunto de empresas que supre suas demandas cresce junto. A concorrência é, inclusive, necessária para tirar o líder de mercado da zona de conforto e motiva-lo a buscar inovação.

Coaching e Concorrência

O coach ajuda o coachee a ressignificar o medo da concorrência, transformando-a em algo positivo, motivador e necessário dentro e fora do ambiente organizacional.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco:

http://moomconsultoria.com/contatos/

Quer saber mais sobre concorrência de mercado? Clique no link:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/conceito-de-concorrencia-direta-e-indireta/

 

 

FACEBOOK
Google+
http://moomconsultoria.com/2017/11/27/concorrencia-e-coaching/
LinkedIn
Instagram