PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

“Para quem não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Diz um trecho do clássico Alice no País das Maravilhas.

Na vida pessoal, algumas pessoas optam por agir assim, como um personagem vivendo uma história que não escreveu, tomando decisões apenas nos momentos em que as encruzilhadas aparecem cheias de setas para diferentes direções.

O mesmo acontece com algumas empresas. Atendem, simplesmente, às demandas atuais do mercado enquanto conseguem sobreviver desta forma. Desatentas às tendências do futuro com suas inovações disruptivas e às mudanças de hábito do consumidor, são surpreendidas por mudanças que podem inviabilizar o negócio.

É o caso das empresas de revelação fotográfica, de taxis, locadoras de vídeos e tantas outras que passaram ou estão passando por mudanças de paradigma, lutando para sobreviverem ou que, simplesmente já desistiram.

Quando se tem um planejamento, é possível focar em longo alcance e preparar sua empresa para as adversidades.

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

Basicamente, podemos dividir o planejamento da empresa em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico envolve toda a organização e reflete o cérebro e coração da empresa. É com ele que todos os outros planejamentos de todos os setores devem estar alinhados.

Com base nas realidades internas e externas da organização, são definidos seus portos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Também define sua identidade: missão, visão e valores.

A missão explica o porquê de a empresa existir, seu segmento de atuação e o benefício principal de seus produtos e/ou serviços. A visão estabelece seu objetivo de longo prazo e os valores são as ferramentas que a norteiam para a conquista dos objetivos definidos na visão.

Planejamento Tático

O planejamento tático é o desmembramento do planejamento estratégico. Ele é um conjunto de planejamentos elaborados por cada um dos setores e lideranças, cada um abraçando sua área de atuação dentro da empresa e definindo seus objetivos específicos, metas e prazos de forma a viabilizar o planejamento estratégico.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é formado por projetos específicos e pelas equipes responsáveis por eles. É neste nível que as coisas acontecem para realizar o que foi planejado nos níveis anteriores.

FREQUÊNCIA DO PLANEJAMENTO

O planejamento estratégico costumava ser elaborado de cinco em cinco anos, mas com as constantes mudanças no ambiente externo, muitas empresas estão realizando-o anualmente ou, ainda, com mais frequência, dependendo do setor. Empresas de tecnologia, por exemplo, precisam rever seu planejamento estratégico quase que constantemente.

COMO O COACHING PODE AJUDAR

O coach pode ajudar em todos os níveis de planejamento da empresa.

No Planejamento estratégico:

Da mesma forma que trabalha o autoconhecimento pessoal, o coach pode ajudar para que a empresa se conheça melhor a fim de definir sua missão, visão e valores e possa, assim, definir sua identidade e seus objetivos de longo prazo.

No Planejamento Tático:

O coach pode ajudar os líderes dos departamentos a descobrirem como poderão definir e exercer seus papéis para colaborarem com o planejamento estratégico.

Muitos executivos altamente capazes que estão na ativa no mercado têm dificuldade para se adaptarem ao novo ritmo dos negócios. O Coach pode apresentar ferramentas facilitadoras para que eles possam realizar planejamentos integrados às novas realidades.

No Planejamento Operacional:

O caoch realiza trabalhos de autoconhecimento e autodesenvolvimento com colaboradores de forma que possibilita um clima organizacional mais harmônico e, consequentemente, mais produtivo para o alcance das metas.

Conclusão:

O planejamento, em cada um dos seus níveis, é fundamental para uma empresa. O Coaching permite foco, planejamento, persistência, autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Quer saber mais? Faça contato conosco e peça uma consulta gratuita: http://moomconsultoria.com/contatos/

FACEBOOK
Google+
http://moomconsultoria.com/2017/11/17/planejamento-estrategico-coaching/
LinkedIn
Instagram