Sorte de quem nunca teve um chefe autoritário, centralizador, que mal conhece sua equipe e sai distribuindo e cobrando tarefas, assumindo os créditos do que dá certo e apontando culpados quando as coisas não funcionam. Apesar da corriqueira confusão entre os termos, existem diferenças fundamentais entre ser chefe e ser líder.

O verdadeiro líder vê sua equipe como um time do qual ele faz parte. Ele veste a camisa, trabalha com o grupo e escuta cada um dos seus liderados, motivando-os para o alcance dos objetivos e metas. Diante de uma falha, ele assume o erro e procura resolver o problema sem apontar culpados. E quando o resultado é positivo, ele transfere os créditos para a equipe.

O chefe é centralizador, já o líder delega as tarefas, confia, treina e empodera seus liderados para cumpri-las. O chefe é temido, enquanto o o líder é respeitado.

Veja o comparativo no infográfico e descubra se você é um chefe ou um líder. A boa notícia é que a liderança é algo que pode ser desenvolvido, principalmente se você contar com o trabalho de um bom coach.

 

FACEBOOK
LinkedIn
Instagram