Liderar é influenciar e motivar pessoas a conquistar determinado objetivo. Um líder deve ser capaz de fazer com que os liderados façam aquilo que estipulou. Por outro lado, os liderados devem se apropriar dos objetivos estipulados por ele. Ser um bom líder resulta em obter melhores resultados de seus colaboradores e também para sua empresa.

Porém, nem sempre o gestor é um líder, assim como nem sempre o líder está ocupando um cargo de gestão. Uma dúvida muito comum das pessoas é se a liderança é um dom ou uma competência que pode ser desenvolvida. Liderar está ligado a duas coisas: um grupo de pessoas e a influência que se tem sobre elas. Há algumas teorias sobre essa dinâmica poder.

A Teoria dos Traços foi uma das primeiras teorias a ser formulada e já está ultrapassada, indica que os líderes possuem traços pessoais e físicos universais. Essa teoria enfatiza que os líderes já nascem com tais habilidades que não é possível se desenvolver um líder.

Já a Teoria Situacional considera que existem diversas situações e muitos perfis de líderes ao redor do mundo. Segundo essa teoria o gestor escolhe como liderar de acordo com as necessidades, a equipe e a situação da empresa. Nessa teoria, ele identifica o momento e a maturidade do liderado e adapta, de acordo com a necessidade, diversos estilos de liderança.

Vamos ver quais os estilos de liderança podem influenciar diretamente no desenvolvimento e comportamento de seus colaboradores.

Liderança Autocrática – é um estilo de liderança muito comum no meio corporativo, nele o líder é focado nas tarefas e costuma tomar decisões sem a participação dos seus liderados. É o típico chefe, costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes e não colaboradores. Seus liderados podem até ter boa entrega mas apresentam alto grau de estresse.

Liderança Visionária – possui um ótimo senso de oportunidade e capacidade de antecipar tendências. Empreendedor e tem disposição para correr riscos, é um otimista. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores, pois sabe que cada pessoa tem um perfil diferente e pode contribuir para a obtenção de bons resultados e assim, busca motivá-los constantemente.

Liderança Técnica – as pessoas depositam grande confiança nesse tipo de líder devido seu alto nível de conhecimento técnico e científico nos assuntos do dia a dia, por conta disso, suas decisões são acatadas e seguidas pela equipe. Ele participa e auxilia todo o processo e passa segurança a seus liderados, sabe os caminhos para atingir as metas e objetivos que foram planejados. Na hora dos momentos mais complicados, chame-o que ele resolve.

 

Liderança Motivacional – o líder que consegue estimular os colegas a seguir em frente na busca do resultado. Por meio da confiança e otimismo trabalha o emocional da sua equipe promovendo a integração no ambiente de trabalho. Perfeito para os momentos de crise, nunca deixa “a peteca cair”, em geral consegue achar uma saída para os problemas.

Liderança Exigente – é o profissional que possui muita experiência na sua função, é crítico, observador e perfeccionista, inspira a todos com a sua segurança. Sempre de olho nos detalhes, não deixa passar nada despercebido. Por acreditar que a excelência é o caminho para o sucesso, o líder exigente não utiliza técnicas autoritárias e é um exemplo para os demais.

Liderança Liberal – como o próprio nome sugere, esse estilo de liderança dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. A própria equipe é responsável por gerenciar suas funções e resultados. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia e motivação. Mas cuidado para não acarretar em uma liderança negligente, onde o líder deixa passar falhas que prejudicam o desempenho da empresa.

O autoconhecimento, e a aplicação de técnicas e modelos colaboram com o desenvolvimento pessoal, é possível moldar comportamento e desenvolver competências. O processo de coaching é uma ferramenta muito eficiente na formação de liderança. Quer descobrir qual o seu estilo? Fale com a gente: coaching@moomconsultoria.com

 

 

 

 

 

FACEBOOK
Google+
http://moomconsultoria.com/2017/08/22/estilos-de-lideranca-o-que-e-e-para-que-serve/
LinkedIn
Instagram